Regulamento

1. O presente Regulamento tem por objeto a seleção de obras de novos artistas brasileiros ou naturalizados no segmento de Artes Visuais para participação na “Mostra Bienal CAIXA de Novos Artistas”.

2. DO OBJETO

2.1 A “Mostra Bienal CAIXA de Novos Artistas” trata-se de evento promovido pela CAIXA, que circulará nas unidades da CAIXA Cultural localizadas nas cidades de Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, no período de março de 2015 a fevereiro de 2017, com o intuito de projetar artistas em início de carreira, cujos trabalhos apresentem elementos de inovação ou alinhamento com as novas tendências das artes visuais.

2.1.2 Como critério de seleção será considerado artista em início de carreira aquele que ainda não tiver exibido trabalhos em exposição individual.

2.2 A “Mostra Bienal CAIXA de Novos Artistas” é voltada exclusivamente para a categoria de Artes Visuais (fotografia, escultura, pintura, gravura, grafite, desenho, objeto, instalação, videoinstalação, intervenção e novas tecnologias).

2.3 A “Mostra Bienal CAIXA de Novos Artistas” será concebida por curador de notório saber convidado pela CAIXA, o qual será responsável pela seleção das obras, pela linha conceitual da Mostra, concepção do projeto expográfico e das peças de comunicação, bem como por todas as demais atividades curatoriais para a realização do evento.

3 DA INSCRIÇÃO DO ARTISTA

3.1 O artista poderá inscrever a sua obra no período de 01 de agosto a 17 de setembro de 2014.

3.1.1 A inscrição será feita única e exclusivamente via internet, por meio de preenchimento de formulário eletrônico disponível no endereço http://www.mostrabienalcaixa.com.br até as 18h00min do horário de Brasília do dia 17 de setembro de 2014.

3.1.2 Serão consideradas somente as inscrições realizadas por meio do preenchimento completo do referido formulário eletrônico, finalizadas e enviadas dentro do período de inscrição.

3.1.3 Serão desconsideradas as inscrições enviadas por quaisquer outros meios.

3.2 As obras deverão ser inscritas em nome e CPF do seu artista criador.

3.3 Cada artista poderá inscrever até 03 (três) obras, sendo as inscrições realizadas separadamente para cada obra.

3.3.1 As obras de instalação deverão necessariamente ser acompanhadas de croquis e projeto descritivo.

3.4 É obrigatório anexar material que forneça referência e/ou amostra da obra apresentada, podendo ser vinculados até 03 (três) arquivos por obra inscrita.

3.5 Além dos arquivos vinculados à obra, deverão ser enviados até 03 (três) documentos ou materiais ilustrativos que forneçam referência ao artista e que sejam relevantes para a análise do seu trabalho.

3.6 O limite de peso por anexo é de 10 MB (megabytes), não se aceitando arquivos com qualquer tipo de compactação.

3.6.1 Somente serão aceitos arquivos nos formatos eletrônicos: PDF, RTF, ODT, DOC (versão Office 2003), XLS (versão Office 2003), JPG, GIF, MPG, WMV, AVI, MP3 e WMA.

3.7 O artista é o responsável pela qualidade visual, pelo conteúdo dos arquivos e pelas informações enviadas pelo formulário, devendo estar ciente de que disso dependerá a avaliação do seu trabalho.

3.8 A CAIXA não se responsabiliza pelas inscrições que não forem completadas por falta de energia elétrica ou devido a problemas no computador do usuário, na transmissão de dados, na linha telefônica ou em provedores de acesso dos usuários.

3.9 A CAIXA garante o sigilo das informações registradas no formulário eletrônico.

3.10 O envio da inscrição implica em assumir o “Termo de Responsabilidade” constante no formulário eletrônico.

4 DA AVALIAÇÃO

4.1 DOS CRITÉRIOS DE ANÁLISE

4.1.1 As obras serão analisadas com base nos seguintes critérios:

4.1.1.1 Originalidade, experimentação e inovação da obra.

4.1.1.2 Conceito da obra.

4.1.1.3 Qualidade artística.

4.1.1.4 Contemporaneidade.

4.1.1.5 Viabilidade técnica.

4.1.1.6 Adequação aos espaços físicos que serão disponibilizados nas unidades da CAIXA Cultural.

4.1.1.7 Perspectiva de contribuição ao enriquecimento sociocultural da população.

4.1.1.8 Expectativa de interesse do público.

4.1.1.9 Adequação à identidade institucional: afinidade com os valores da CAIXA.

4.1.2 Não serão aceitas obras realizadas com animais vivos ou mortos e materiais perecíveis ou outros elementos que ponham em risco os usuários ou danifiquem os espaços expositivos.

5 DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO

5.1 A relação das obras selecionadas conterá o número de inscrição, nome do artista e obra(s) escolhida(s) e será divulgada até o dia 10 de novembro de 2014, pela internet, no endereço http://www.programasculturaiscaixa.com.br.

6 DAS OBRAS SELECIONADAS

6.1 Os artistas cujas obras forem selecionadas receberão comunicado, via email e Correios, com instruções para a formalização da concordância quanto às condições de participação na Mostra Bienal CAIXA de Novos Artistas.

6.1.1 A garantia de enquadramento na qualidade de obra selecionada se dará somente a partir da formalização de que trata o item anterior.

6.1.1.1 É prerrogativa do curador da Mostra Bienal CAIXA de Novos Artistas a recusa da obra selecionada caso esta não atenda aos requisitos de qualidade técnica e artística no momento de sua apreciação física.

7 DISPOSIÇÕES GERAIS

7.1 Somente serão acatadas inscrições que estejam em acordo com os critérios estabelecidos no presente regulamento.

7.2 O curador da Mostra se reserva o direito de fazer um novo recorte ou escolher apenas uma ou algumas das obras apresentadas na coleção, respeitada a coerência no trabalho do artista.

7.3 O artista participante deverá autorizar o uso de sua imagem e de seu nome e imagem de sua(s) obra(s) em todo o material de divulgação da Mostra Bienal CAIXA de Novos Artistas.

7.4 No caso de obra cuja pré-produção tenha sido patrocinada por instituições financeiras e/ou securitárias, entidades políticas ou religiosas, o artista deverá informar à CAIXA, no momento da concordância para a participação na Mostra, quaisquer eventuais obrigações contratuais de imagem com tais instituições, estando a participação do artista sujeita a cancelamento.

7.5 A CAIXA não arcará com custos referentes ao período de pesquisa e concepção da obra, bem como com custos de produção de esculturas, fotografias, pinturas, gravuras, objetos, vídeos e desenhos, a menos que a produção da obra em si faça parte de sua exposição.

7.6 Os artistas cujas obras forem selecionadas não receberão patrocínio ou qualquer outro tipo de remuneração.

7.7 A estrutura necessária para a realização da Mostra será oferecida pela CAIXA, tais como transporte das obras, montagem/desmontagem da exposição, iluminação, expografia, material gráfico, divulgação, dentre outros custos.

7.8 As informações e esclarecimentos adicionais deverão ser encaminhados exclusivamente na Seção “Fale Conosco” do site http://www.mostrabienalcaixa.com.br.

7.8.1 O “Fale Conosco” estará disponível até as 17h00min do dia 17 de setembro de 2014.

7.9 Deverão ser observadas as orientações contidas no formulário eletrônico antes de iniciar o seu preenchimento.

7.10 O ato da inscrição implica em plena concordância com os termos aqui estabelecidos.

7.11 Os casos omissos serão avaliados pela CAIXA.